Escola Rubic de Balonismo

Balões

Nossas aeronaves

Colocamos à disposição 3 aeronaves para as aulas práticas de PBL – Piloto de Balão Livre.

1. BRAVO YANKEE

PREFIXO PP-XBY
MODELO RUBIC III
Nº DE SÉRIE 046
ANO DE FABRICAÇÃO 1999
VOLUME 2.000m³

3. BRAVO INDIA

PREFIXO PT-ZBI
MODELO RUBIC III
Nº DE SÉRIE 014
ANO DE FABRICAÇÃO 1993
VOLUME 2.200m³

4. VICTOR WHISKEY

PREFIXO PP-XVW
MODELO RUBIC RACER I
Nº DE SÉRIE 100
ANO DE FABRICAÇÃO 2018
VOLUME 2.000m³

FAQ – Aeronaves Experimentais

1. IMPORTANTE PARA A CIÊNCIA DE TODOS!

As nossas aeronaves são EXPERIMENTAIS. O interessado em aprender a voar de balão a ar quente fará as suas aulas em nossas aeronaves EXPERIMENTAIS.

2. POR QUE AERONAVES EXPERIMENTAIS E NÃO AS CERTIFICADAS?

A história do balonismo brasileiro começa em 1970 com as primeiras aeronaves experimentais, e desde então a modalidade foi crescendo, mas não havia como certificar devido a uma alta taxa de fiscalização da aviação civil, chamada de TFAC 5272. Esta TFAC foi extinta com o excelente Programa elaborado pela ANAC chamado de Voo Simples.

Em 2022, a nossa empresa foi a primeira a entrar com o pedido de certificação e está agora no processo de avaliação, que deve durar até 2024.

3. POR QUE NÃO CERTIFICARAM AINDA AS AERONAVES TIPO BALÃO A AR QUENTE NO BRASIL?

Em 2022 se tornou viável a certificação. Fomos a primeira empresa fabricante de balões livres tripulados a entrar com o processo.

Este é um trabalho que requer uns 3 anos de muitos cálculos e comprovações. Acreditamos que em meados de 2024 vamos ter as nossas primeiras aeronaves certificadas para a escola.

4. TENHO SEGURANÇA EM UMA AERONAVE EXPERIMENTAL?

Sim, pois as nossas aeronaves experimentais seguem rigidamente os requisitos de acompanhamento construtivo da ANAC. Elas têm a documentação exigida pela ANAC, e os materiais e os serviços nela realizados são de igual qualidade e quantidade que aeronaves certificadas. As nossas aeronaves são usadas por nós mesmos, pela nossa família em voos de lazer, entretenimento e de competição, por isso elas precisam estar sempre preparadas para obter os melhores resultados que até hoje a nossa equipe octacampeã brasileira almejou. Em 2022, uma das aeronaves da escola foi com o Instrutor Markus Dikran Kalousdian campeão brasileiro e em 2023, duas de nossas aeronaves estiveram no pódio. Um 2° lugar com PP-XWV para o Markus Kalousdian e o PP-ZBI com o 3° lugar para o Rubens Rosdon Kalousdian.

5. A ANAC SABE QUE AS AERONAVES SÃO EXPERIMENTAIS?

Sim, pois para legalizar este curso o CIAC Rubic Balões entrou com um pedido de isenção de cumprimento do requisito de que trata o parágrafo 141.45(d)(1)(2) e 61.29 dos Regulamentos Brasileiros da Aviação Civil – RBAC nº 141 e RBAC 61. Abaixo o link que deu a autorização à Rubic Balões através da Resolução de nº 609, de 25 de abril de 2023.

6. POSSO CONFIAR QUE VOANDO EM AERONAVE EXPERIMENTAL TEREI O MEU BREVET, IGUAL AO DE PILOTOS ESTRANGEIROS QUE APRENDERAM EM AERONAVE CERTIFICADA?

Sim, pode ficar tranquilo, pois a habilitação segue as normas internacionais da ICAO, Organização Internacional da Aviação Civil, da qual o Brasil é signatário desde 1944.