Escola Rubic de Balonismo

Teórico de Piloto de Balão Livre

Segundo a IS 141-007 no seu capítulo 10 artigo 3 confere que a ANAC não aprova curso teórico de piloto de balão livre. Entretanto, para fins de compatibilidade dos cursos com os exames teóricos e com o Anexo 1 da Convenção de Chicago, a ANAC sugere que o conteúdo desses cursos, quando oferecidos, contemplem os tópicos pela Rubic Balões apresentados abaixo.

No balonismo o requisito de conhecimentos teóricos é atendido mediante a aprovação em exame teórico da ANAC ou aprovado pela ANAC.

No artigo da RBAC 61.61 que trata dos requisitos para o voo solo de aluno piloto, afirma que este não poderá operar uma aeronave em voo solo, a menos que tenha sido aprovado no exame teórico da ANAC referente à licença de piloto privado de balão livre.

Para quem oferecemos este curso:

1. Aos os nossos alunos inscritos no curso prático de balonismo;
  2. Aos pilotos de balão livre tripulado com licença em dia ou vencida;
  3. Aos instrutores de balão livre tripulados com a licença em dia ou vencida;
  4. A todos os interessados em aprender sobre a modalidade.

Faixa Etária:

A idade mínima sugerida é de 14 anos cursando o Ensino Fundamental.

Prinicipais tópicos:

Regulamentação Aeronáutica

• Regras e normativos relevantes ao detentor de uma licença de piloto de balão;
  • Regras do ar;
  • Procedimentos e atuação do serviço de tráfego aéreo.

Conhecimentos técnicos de aeronaves

• Princípios de operação dos sistemas e instrumentos dos balões.
  • Limitações de operação dos balões; informações operacionais relevantes do manual de voo ou outro documento apropriado.
  • Propriedades físicas e aplicação prática dos gases usados nos balões.

Performance de voo, planejamento e carregamento

•  Efeitos do carregamento nas características de voo; cálculos de peso e balanceamento.
  • Uso e aplicação prática de dados de performance na decolagem, pouso e em outras condições, incluindo o efeito da temperatura.
  • Planejamento pré-voo e em rota para operações sob regras de voo VFR; procedimentos de serviço de tráfego aéreo; procedimentos para ajuste de altímetro; operações em áreas de alta densidade de tráfego aéreo.

Desempenho humano

•  Desempenho humano relevante ao voo de balão, incluindo os princípios do TEM.

Meteorologia

Aplicação da meteorologia aeronáutica elementar; uso e procedimentos para obtenção da informação meteorológica; altimetria.

Navegação

•  Aspectos práticos da navegação e técnicas de navegação estimada; uso de cartas aeronáuticas.
  • Procedimentos operacionais.
  • Uso de documentação aeronáutica tais como AIP, NOTAM, códigos e abreviaturas aeronáuticas.
  • Procedimentos de precaução e de emergência apropriados, incluindo ações a serem tomadas para evitar condições meteorológicas adversas, esteira de turbulência e outras ameaças operacionais.

Princípios do voo

•  Princípios do voo relacionados aos balões.

Entre em contato para mais informação e valores.