Escola Rubic de Balonismo

FAQ

Veja aqui as principais dúvidas de quem quer aprender a voar de balão.

1. Quero aprender a voar de balão, como eu faço?

Entre em nossa página de cursos que fala sobre as aulas de instrução para PBL. Inscreva-se na Rubic Balões que ela lhe fornecerá o caminho tranquilo para você se tornar piloto de balão.

2. O balão a ar quente é uma aeronave registrada da ANAC?

Sim, ela é uma aeronave registrada no RAB, Registro Aeronáutico Brasileiro da ANAC, Agência Nacional de Aviação Civil. Ela está registrada como Aeronave Experimental. Os detalhes do motivo da aeronave ser experimental estão no link:

https://escolarubicdebalonismo.com.br/nossas-aeronaves/

3. Quantas aulas eu preciso ter para me tornar um piloto habilitado segundo a ANAC?

Na instrução normativa da ANAC os requisitos de experiência para um curso prático de PBL são conforme descritos abaixo:Na instrução normativa da ANAC os requisitos de experiência para um curso prático de PBL são conforme descritos abaixo:
Os requisitos de experiência para concessão da licença de piloto de balão livre estabelecidos pelo RBAC 61.181(a).

O candidato a uma licença de piloto de balão livre deve ter realizado:

1) 16 (dezesseis) horas de voo, das quais pelo menos 8 (oito) horas devem ter sido realizadas sob a supervisão de um instrutor de voo habilitado e qualificado; e

2) 8 (oito) ascensões sob a supervisão de um instrutor de voo habilitado e qualificado, das quais, pelo menos:

  • I. 1 (uma) ascensão deve ter atingido a altura de 3.000 (três mil) pés; e
  • II. 1 (uma) ascensão deve ter tido a duração de no mínimo 60 (sessenta) minutos ou 2 (duas)ascensões devem ter sido realizadas em voo solo, com duração mínima de 30 (trinta) minutos cada uma.

A Rubic Balões incluiu nesta carga horário alguns itens essenciais para que o perfil de egresso do novo piloto de PBL fosse completo em seus conhecimentos teóricos e de procedimentos de emergência e reconhecimento de erros.

A seguir a carga horária para a qual o CIAC Rubic Balões foi homologado:

  • 2 (duas) aulas teóricas de 2(duas) horas de duração cada antes de qualquer aula prática;
  • 7 (sete) horas de voo com instrutor;
  • 2 (duas) aulas demonstração simulada em solo de 2(duas) horas de duração cada sobre procedimentos de emergência;
  • 8 (oito) horas de voo com instrutor, sendo neste agrupamento de voos, um ter atingido a altura de 3.000 (três mil) pés;
  • 2 (duas) aulas teóricas de 2(duas) horas de duração cada sobre reconhecimento e gerenciamento de erros;
  • 2 (duas) aulas teóricas de 2(duas) horas de duração cada sobre reboque, lançamento, ascensão de balão com estruturas ou pessoas fora do cesto e sinalização e procedimentos de emergência;
  • 1 (um) voo solo de duração mínima de 60 (sessenta) minutos.
4. Qual a idade mínima para começar?

A idade mínima é de 16 anos, quando você poderá emitir o CANAC e fazer o exame médico aeronáutico.  Conforme o link: https://www.anac.gov.br/participacao-social/consultas-publicas/consultas/2020/24/cp-24-2020-relatorio-de-contribuicoes.pdf  a ADB, Instituto do Aerodesporto Brasileiro contribuiu com 5 sugestões, onde uma delas é a redução para 14 anos. Vamos aguardar e torcer para uma avaliação positiva pela agência reguladora.

5. Qual a idade mínima para fazer o voo solo?

A idade mínima para fazer o voo solo é de 18 anos. Conforme o link https://www.anac.gov.br/participacao-social/consultas-publicas/consultas/2020/24/cp-24-2020-relatorio-de-contribuicoes.pdf  a ADB, Instituto do Aerodesporto Brasileiro contribuiu com 5 sugestões, onde uma delas é a redução para 16 anos. Vamos aguardar e torcer para uma avaliação positiva pela agência reguladora.

6. Qual o grau de instrução na escola para poder começar a ter aula?

O grau de instrução mínimo na escola é estar cursando o nível médio. Conforme o link https://www.anac.gov.br/participacao-social/consultas-publicas/consultas/2020/24/cp-24-2020-relatorio-de-contribuicoes.pdf  a ADB, Instituto do Aerodesporto Brasileiro contribuiu com 5 sugestões, onde uma delas é a redução para 14 anos com aceitação do ensino fundamental. Vamos aguardar e torcer para uma avaliação positiva pela agência reguladora.

7. Qual o grau de instrução mínima para poder fazer o exame prático inicial?

Para fazer o exame prático inicial você precisará ter completado o ensino médio. Conforme o link https://www.anac.gov.br/participacao-social/consultas-publicas/consultas/2020/24/cp-24-2020-relatorio-de-contribuicoes.pdf  a ADB, Instituto do Aerodesporto Brasileiro contribuiu com 5 sugestões, onde uma delas é a redução para 16 anos e estar cursando o ensino médio.

8. Quais são as habilitações disponíveis para balão a ar quente?

Hoje, temos apenas o PPB, piloto privado de balão e o INVB, instrutor de voo de balão. Conforme o link https://www.anac.gov.br/participacao-social/consultas-publicas/consultas/2020/24/cp-24-2020-relatorio-de-contribuicoes.pdf  a ADB, Instituto do Aerodesporto Brasileiro contribuiu com 5 sugestões, onde uma delas é o retorno da licença para piloto comercial de balão.

9. Tem habilitação de piloto comercial para balão a ar quente?

Na emenda realizada na RBAC 61 em 2011, por algum motivo extinguiram o piloto comercial, que na consulta pública 24/2020, solicitamos a inserção desta habilitação para o balonismo. Conforme o link https://www.anac.gov.br/participacao-social/consultas-publicas/consultas/2020/24/cp-24-2020-relatorio-de-contribuicoes.pdf a ADB, Instituto do Aerodesporto Brasileiro contribuiu com 5 sugestões, onde uma delas é o retorno da licença para piloto comercial de balão.

10. Vou ganhar uma carteira de piloto plastificada?

Não. Hoje as habilitações são digitais. Você terá uma CHT Digital. O Certificado de Habilitação Técnica (CHT) digital é o documento emitido pela ANAC, em meio digital, aos profissionais da aviação civil para que possam comprovar habilitação em suas respectivas categorias e exercerem suas prerrogativas e/ouprofissões.

11. Onde faço o certificado médico de aeronáutica?

O Certificado Médico de Aeronáutica, CMA deve ser realizado em médicos ou clínicas credenciadas pela Agência nacional de Aviação Civil, ANAC.

Veja o link a seguir:
https://www.gov.br/anac/pt-br/assuntos/regulados/profissionais-da-aviacao-civil/processo-de-licencas-e-habilitacoes/cma/obter-cma

 

12. Balão tem documento?

Sim. Sempre você deverá checar se a aeronave que você voar tem Certificado de Marca Experimental, CME, Certificado de Autorização de Voo Experimental, CAVE, Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade, CVA e Seguro Aeronáutico RETAS 1, 2, 3 e 4. Todos devem estar válidos para a data de seu voo.

13. Balão tem extintor de incêndio?

Sim, ele é um componente obrigatório da aeronave e deve estar em dia.

14. Vocês ensinam procedimentos de emergência?

Sim, ensinamos todos os procedimentos de emergência que poderão ocorrer.

15. Vocês nos ensinam a navegar no site da ANAC e achar as informações pertinentes ao balonismo?

Sim. Isto é fundamental, pois o site da ANAC é a fonte primária de informações sobre a atividade e sempre consulte a página sobre a legislação da ANAC.

16. Posso voar passageiros com a minha habilitação de piloto de balão livre?

Temos que aqui falar de dois grupos regulatórios, sendo um para aeronaves experimental e outro para aeronave certificada.

Para o grupo regulatório das aeronaves tipo balão a ar quente experimentais é Sim e Não, conforme o caso.
Para o SIM, quando os passageiros não forem remunerar o voo que estão recebendo.

Para o Não, quando você como PPB, piloto privado de balão for oferecer o voo de passageiros e cobrar por isso como se fosse um serviço em aeronave experimental.

Quando tivermos as aeronaves certificadas, aí sim você poderá adquirir uma completa e aplicar para um SAE, Serviço Aéreo Especializado para levar pessoas pagantes em seus voos.

17. Uma curiosidade, a área onde nós voaremos tem que ter algum tipo de autorização?

Sim. Conforme o Código Brasileiro de Aeronáutica, Lei nº 7.565 de 19/12/1986 em seu artigo 15 inciso 1º segue o que determina como a lei maior na aviação:

Art. 15. Por questão de segurança da navegação aérea ou por interesse público, é facultado fixar zonas em que se proíbe ou restringe o tráfego aéreo, estabelecer rotas de entrada ou saída, suspender total ou parcialmente o tráfego, assim como o uso de determinada aeronave, ou a realização de certos serviços aéreos.

  • 1° A prática de esportes aéreos tais como balonismo, volovelismo, asas voadoras e similares, assim como os vôos de treinamento, far-se-ão em áreas delimitadas pela autoridade aeronáutica.

Isto responde à pergunta como um SIM.

18. Até que altura eu posso voar?

Nós seres humanos temos que poder respirar voando como se estivéssemos andando em uma praia.

Se a pressão de oxigênio for menor que a pressão sanguínea, não acontece a chamada “troca gasosa”.
Simplificando, a pressão atmosférica é responsável por “empurrar” o oxigênio para o sangue e a pressão sanguínea “expulsa” o gás carbônico para fora.

Entre 9.000 e 12.000 metros, altitudes em que os jatos comerciais voam, é preciso “injetar” mais pressão na cabine em relação ao lado de fora da aeronave a fim de criar condições para que todos a bordo respirem como se estivessem na superfície.

Portanto, se houver despressurização da cabine a uma altitude de baixa pressão, o oxigênio literalmente não entra na corrente sanguínea.
Um ser humano aclimatado consegue respirar normalmente a uma altitude de até 6.000 metros ou 19.500 pés (FL195). Após isso, como chamam os alpinistas, começa a “zona da morte”. Por isso, quem escala o Everest, o pico mais alto do mundo com 8.848 metros, leva cilindros de oxigênio – embora alguns poucos alpinistas já tenham realizado a escalada sem oxigênio auxiliar. Um ser humano não aclimatado suportaria em média até os 3.000 metros ou 9.750 pés, mas temos que levar em consideração nesta altitude ele já vai estar absorvendo 40% menos oxigênio, por isso, todos os voos em cabines abertas, como no nosso caso, nos cestos, a partir de 2.000 metros ou FL065 para voos de duração maior que 5 horas já é importante uma aclimatação ou levar oxigênio, se for um voo de mais de 8 horas no caso de um recorde ou desafio.

Normalmente, voamos até o limite vertical permitido pelo DECEA, Departamento de Controle do Espaço Aéreo, que no caso nosso de Araçoiaba da Serra, SP é de 2000ft acima do solo, que significa que podemos voar sem oxigênio extra até o nível de 3.970 pés ou 1.210 metros do nível médio do mar. Araçoiaba da Serra fica a 601 metros do nível do mar ou 1.970 pés, dando um intervalo de voo entre o solo e o limite superior de 2.000 pés ou 609 metros aproximadamente. Então não precisamos nos preocupar com oxigênio extra em nossas aulas práticas de balonismo.

19. Qual a diferença entre altura e altitude?

Tanto a altura quanto a altitude estão relacionadas com distância vertical do relevo, no entanto, apresentam diferenças quanto ao referencial. Enquanto a altura determina a medida de um ponto qualquer da superfície do solo ou de uma construção, a altitude, por sua vez, é sempre medida em relação ao nível do mar (0 metros de altitude).

20. CNH de motorista de carro precisa ser renovada, a de balão livre tripulado também?

Sim, também precisa ser renovada. Hoje a regra é a renovação a cada 36 meses, portanto 3 anos de validade.

21. De quanto em quanto tempo devo renovar a minha licença de balão livre tripulado?

Ela deverá ser renovada a cada 36 meses ou 3 anos do seu exame inicial ou de seu exame de revalidação.

22. Se eu ficar parado um tempo, antes da renovação, o que eu faço?

Na RBAC 61.21 que trata de experiência recente, no seu item (a) Ressalvados os prazos estabelecidos na seção 61.19 deste Regulamento, um piloto somente pode atuar como piloto em comando de uma aeronave se dentro dos 90 (noventa) dias precedentes ele tiver realizado:

  • para operações em voo diurno:
  • no caso de balão livre, no mínimo 1 (uma) decolagem e 1 (uma) aterrissagem, durante as quais tenha efetivamente operado os comandos da aeronave da mesma categoria;

Se, no caso você ficou muito mais tempo sem voar deverá passar por uma requalificação com instrutor, que julgará quando estiver apto a  recondução ao exame de proficiência, se não:

  • comprovar ter realizado durante o período de validade da habilitação, pelo menos, 12 (doze) horas de voo em aeronave da categoria pertinente, das quais, pelo menos, 2 (duas) horas devem ter sido realizadas em voo de navegação; e
  • cumprir os requisitos de experiência recente pertinentes estabelecidos na seção 61.21 descrito acima.

Para revalidar a habilitação de categoria após expirados sua validade e o prazo de tolerância estabelecido na seção 61.33 do Regulamento, o titular de uma licença de balão livre deve ser aprovado em exame de proficiência na categoria apropriada.

No regulamento 61.33 o prazo e tolerância para revalidação de habilitação

(a) Desde que cumpridos os requisitos aplicáveis à revalidação de uma habilitação, o exame de proficiência pertinente a essa revalidação pode ser realizado no período que compreende 30 (trinta) dias antes do início do mês de vencimento até 30 (trinta) dias após o fim do mês de vencimento, mantendo-se, após concluída a revalidação, o mês base de vencimento para a nova validade.

(b) É permitida a operação normal relativa a uma habilitação vencida há menos de 30 (trinta) dias.

(c) É vedada a operação normal relativa a uma habilitação vencida há mais de 30 (trinta) dias, em qualquer situação.

(d) Habilitações revalidadas fora do prazo disposto no parágrafo (a) desta seção terão seus prazos de validades contados a partir do mês de aprovação do piloto no exame de proficiência, conforme disposto na letra (a) da seção 61.19.

23. Onde preencho as minhas horas de voo?

Você irá preencher as suas horas de voo em uma caderneta. Esta caderneta se chama de “Caderneta Individual de Voo”, cuja sigla é CIV. Todos costumam falar em CIV. Desde o dia 01 de dezembro de 2022 é obrigatório o preenchimento da CIV Digital. Um processo que veio para facilitar as anotações e logicamente coibir os lançamentos irregulares. Segue um link excelente sobre o preenchimento da CIV Digital.

https://www.google.com/search?q=video+anac+civ+digital&oq=video+anac+civ+digital&aqs=chrome..69i57.6489j0j7&sourceid=chrome&ie=UTF-8#fpstate=ive&vld=cid:c3084823,vid:VtzqFLsmTZA

No entanto, as horas de voo em balões estrangeiros não está prevista pelo RBAC 61, por isso, recomendamos que aos praticantes que voam em diversos eventos fora do Brasil, ou que , operem balões de passageiros fora do Brasil que utilizem a CIV em papel para controlar as suas horas totais e ter como provar a sua experiência internacional.

24. Vou ganhar um certificado de conclusão?

Sim, você receberá um certificado de conclusão.

25. Quem é a autoridade final durante um voo de balão livre tripulado?

A autoridade final e máxima é o piloto em comando.

26. Os balões têm manuais de voo/operação e de manutenção?

Sim, todas as aeronaves da Rubic Balões têm manual de operação e de manutenção.

27. Eu vou aprender um pouco sobre manutenção, o que olhar, como olhar e me certificar de que tudo está bem com o balão?

Sim, você terá aulas sobre como checar a aeronave, e quais manutenções você sozinho poderá realizar e quais deverá enviar para uma oficina. Aprenderá a circular a aeronave e visualizar tudo que é importante para um bom e seguro voo. Aprenderá a ter uma audição treinada para avaliar o comportamento da aeronave e fará simulações de emergências em solo e outras em voo.

28. Vocês têm um manual de instruções de balonismo?

Sim, temos um manual de instruções que poderá ser adquirido nos links que seguem. Se, for aluno inscrito em nosso CIAC receberá este manual como parte do programa de instrução.

O manual está à venda na forma digital na Amazon conforme o link a seguir:

https://www.amazon.com.br/MANUAL-INSTRUCAO-BALONISMO-CENTRO-AVIACAO-ebook/dp/B08JCKCGLS/ref=sr_1_1?__mk_pt_BR=%C3%85M%C3%85%C5%BD%C3%95%C3%91&dchild=1&keywords=balonismo&qid=1607342601&sr=8-1  

E, também disponível para impressão na plataforma da AGBook, conforme link a seguir.

https://agbook.com.br/book/342891–MANUAL_DE_INSTRUCAO_DE_BALONISMO

 

29. Onde faço a minha inscrição?

Acesse o link da nossa página para realizar o seu primeiro contato e iniciar o processo de inscrição.

30. Tenho que fazer um curso teórico antes?

O curso teórico não é obrigatório pela Agência Reguladora, a ANAC. Você poderá estudar sozinho, no entanto o CIAC Rubic Balões oferece o curso teórico sobre o balonismo. Veja o nosso programa no link:

Curso Teórico de Piloto de Balão Livre

Aos inscritos no curso prático de balonismo, oferecemos o curso teórico, que é conduzido junto na medida exata da sua maturidade para aquele momento. Quando você for fazer a prova teórica antes do voo solo, você estará preparado para entender tudo de forma prática e não só por memorização.

31. Quantos alunos podem fazer parte da aula teórica?

Aula teórica não mais que 4 alunos seja presencial ou virtual.

32. Tenho que fazer uma prova escrita?

Sim, a prova escrita será realizada pela ANAC, e você terá a oportunidade de fazer um simulado no CIAC Rubic Balões.

33. Onde faço essa prova escrita?
34. Quanto tempo demora um curso prático de balonismo?

O tempo irá variar conforme a sua disponibilidade tanto temporal quanto financeira. Não queremos obrigar ninguém a pagar um curso completo e o aluno descobrir que não era isso que ele ou ela queriam. Então, o prazo fica por conta de sua disponibilidade, mas sempre indicamos uma sequência para que os intervalos longos entre aulas não degradem o seu treinamento anterior.

35. Quantas horas de voo posso fazer em um dia?

Você conseguirá realizar de 1h até 2hs de voo por dia, mas tudo isso dependerá da época do ano e das condições climáticas.

36. Quais os melhores horários de voo de um balão a ar quente?

O balonismo tem 2 janelas de tempo ideais para voo livre, que são:

  • Do nascer-do-sol por mais duas horas depois e
  • De duas a uma hora antes do pôr-do-sol.
37. Por que são apenas estas duas janelas de tempo para se voar de balão a ar quente?

O balão é muito grande, a altura da parte de tecido inflada fica entre 18 e 28 metros ou mais, por isso, se o vento estiver forte, como em qualquer outra aeronave ficará difícil o seu controle para decolagem e pouso. Por isso, estes horários são ideais, porque a terra ainda está fria, e, portanto, a movimentação de ar é baixa, poucos ventos, apenas algumas brisas. Lógico, que tudo isso, sempre deve ser acompanhado nos programas de meteorologia.

38. De quando começa a contagem da minha hora aula de voo?

A sua hora aula prática de voo na Rubic Balões começa a ser contada quando o cesto sai 1 metro do solo na primeira decolagem.

39. Quantos alunos voam no cesto durante a aula prática?

Nas aulas práticas voam o aluno e o instrutor. Se você optar por um treinamento avançado, podemos voar balões maiores, e para que estes estejam com o peso mínimo de decolagem atendidos, serão convidados outros integrantes de nossa equipe a voarem para você aprender a diferença entre balões de diferentes volumes e PMD.