Escola Rubic de Balonismo

Cursos

Curso de Piloto de Balão Livre – PBL

O curso de piloto de balão livre tripulado habilita o aluno a conduzir aeronaves tipo balão a ar quente.

Requisitos gerais para a concessão da licença de aluno piloto de balão livre:

O candidato a uma licença de aluno piloto deve, conforme o RBAC 61.53(a):

  1. ter completado 18 (dezoito) anos. Uma licença de aluno piloto pode ser concedida a requerentes com 16 (dezesseis) anos completos, desde que este apresente um termo de compromisso e responsabilidade assinado pelo responsável, com firma reconhecida em cartório, e onde esteja expresso neste termo que o responsável autoriza o aluno piloto a iniciar o treinamento de voo e se responsabiliza pelos atos do aluno piloto; e
  2. ter concluído ou, pelo menos, estar cursando o ensino médio.

Requisitos gerais para a concessão da licença de piloto de balão livre:

O candidato a uma licença de piloto de balão livre deve, conforme o RBAC 61.173(a):

  1. ter completado 18 (dezoito) anos; e
  2. ter concluído o ensino médio.

Requisitos de conhecimentos teóricos para a concessão da licença de piloto de balão livre:

O candidato a uma licença de piloto de balão livre deve ter sido aprovado em exame teórico da ANAC ou aprovado pela ANAC, para a licença de piloto de balão livre, conforme o RBAC 61.177(a).

Requisitos de instrução de voo para a concessão da licença de piloto de balão livre:

O conteúdo da instrução de voo terá, no mínimo, o seguinte, conforme o RBAC 61.179 (a):

  1. reconhecimento e gerenciamento de ameaças e erros;
  2. procedimentos anteriores ao voo, incluindo montagem, armação, inflação, amarração e inspeções;
  3. técnicas e procedimentos para reboque, lançamento e ascensão, incluindo limitações apropriadas, procedimentos de emergência e sinais usados;
  4. operações e procedimentos para evitar colisões;
  5. controle do balão livre utilizando referências visuais externas;
  6. reconhecimento e recuperação de descidas rápidas;
  7. voo de navegação por referências visuais e navegação estimada;
  8. aproximações e aterrissagens, incluindo manobras em terra; e
  9. procedimentos de emergência.

REQUISITOS DE EXPERIÊNCIA PARA CURSO PRÁTICO DE PBL

Os requisitos de experiência para concessão da licença de piloto de balão livre estabelecidos pelo RBAC 61.181(a).

O candidato a uma licença de piloto de balão livre deve ter realizado:

  1. 16 (dezesseis) horas de voo, das quais pelo menos 8 (oito) horas devem ter sido realizadas sob a supervisão de um instrutor de voo habilitado e qualificado; e
  2. 8 (oito) ascensões sob a supervisão de um instrutor de voo habilitado e qualificado, das quais, pelo menos:
    i. 1 (uma) ascensão deve ter atingido a altura de 3.000 (três mil) pés; e
    ii. 1 (uma) ascensão deve ter tido a duração de no mínimo 60 (sessenta) minutos ou 2 (duas) ascensões devem ter sido realizadas em voo solo, com duração mínima de 30 (trinta) minutos cada uma.

 

O Programa de Instrução do CIAC Rubic Balões é:

  • 2 (duas) aulas teóricas de 2(duas) horas de duração cada antes de qualquer aula prática;
  • 7 (sete) horas de voo com instrutor;
  • 2 (duas) aulas demonstração simulada em solo de 2(duas) horas de duração cada sobre procedimentos de emergência;
  • 7 (oito) horas de voo com instrutor, sendo neste agrupamento de voos, um ter atingido a altura de 3.000 (três mil) pés;
  • 2 (duas) aulas teóricas de 2(duas) horas de duração cada sobre reconhecimento e gerenciamento de erros;
  • 2 (duas) aulas teóricas de 2(duas) horas de duração cada sobre reboque, lançamento, ascensão de balão com estruturas ou pessoas fora do cesto e sinalização e procedimentos de emergência;
  • 1 (um) voo solo de duração mínima de 60 (sessenta) minutos;
  • 1 (uma) hora de voo com instrutor;
  • 1 (um) voo de cheque com o examinador.

 

Perfil de egresso:

Esperasse de um candidato a aluno piloto de balão livre tripulado, conforme o RBAC 61.183(a) a capacidade para executar, como piloto em comando, os procedimentos e manobras especificados na seção relativa à instrução de voo, com um grau de competência apropriado às prerrogativas que a licença de piloto de balão livre confere ao seu titular, e para:

  1. reconhecer e gerenciar ameaças e erros;
  2. operar o balão livre dentro de suas limitações de emprego;
  3. executar todas as manobras com suavidade e precisão;
  4. revelar bom julgamento e aptidão de pilotagem;
  5. aplicar os conhecimentos aeronáuticos; e
  6. manter controle do balão livre durante todo o tempo do voo, de modo que não ocorram dúvidas quanto ao êxito de algum procedimento ou manobra.

 

MATERIAL DIDÁTICO UTILIZADO:

Aconselhamos adquirir livros específicos para cada área de conhecimento, como METEOROLOGIA, TEORIA DE VOO, NAVEGAÇÃO, REGULAMENTOS, REGRAS DO AR e CONHECIMENTOS TÉCNICOS.

Outras indicações:

Espaço Aéreo

A editora Espaço Aéreo  tem excelente material

https://www.eaereo.com.br/

Gurus da Aviação

https://gurusdaaviacao.com.br/

 www.bianch.com.br

O link https://www.bianch.com.br/livros-e-material-didatico/?mpage=5 tem excelentes livros para o estudo dos temas importantes para se tornar um grande conhecedor das matérias pertinentes ao balonismo.

Valor do Curso de Piloto de Balão Livre

O valor do Curso de Piloto de Balão Livre – PBL é de R$ 78.600,00* em 3 parcelas sendo a primeira de R$ 30.800,00, a segunda também no valor de R$ 30.800,00 e a última no valor de R$ 17.000,00.

– sinal, que inclui a Fase A do treinamento, com:

  • 2 (duas) aulas teóricas de 2 (duas) horas de duração cada, antes do início da primeira aula prática;
  • 7 (sete) horas de voo com instrutor;

– parcela 2 que inclui a Fase B do treinamento, com:

  • 2 (duas) aulas demonstração simulada em solo de 2 (duas) horas de duração cada sobre procedimentos de emergência;
  • 7 (sete) horas de voo com instrutor;

– parcela 3 final que inclui a Fase C do treinamento, com:

  • 2 (duas) aulas teóricas de 2 (duas) horas de duração cada sobre reconhecimento e gerenciamento de erros;
  •  2 (duas) aulas teóricas de 2 (duas) horas de duração cada sobre reboque, lançamento, ascensão de balão com estruturas ou pessoas fora do cesto e sinalização e procedimentos de emergência;
  • 1 (um) voo solo de duração mínima de 60 (sessenta) minutos.
  • 1 (uma) hora de voo com instrutor;
  • 1 voo com o examinador.

*Não estão incluídas taxas e custos de exame médico, TFAC ANAC, exame teórico e quaisquer outras despesas do aluno(a) com transporte, estadia e alimentação durante o curso.
Aguardamos seu contato.