Notícias do Balonismo

Exame Teórico PBL – Piloto de Balão Livre – ANAC

Aprovação no Exame Teórico de PBL da ANAC

Dia 23 de agosto de 2023 fiz o Exame Teórico PBL – Piloto de balão Livre da ANAC, a prova de 100 questões de conteúdos de 5 matérias, a saber: regulamentos de tráfego aéreo, meteorologia, navegação, teoria de voo e conhecimentos técnicos.

Aprovada

Eu não precisava ter feito este exame téorico PBL, pois tenho minha habilitação de uma época que esta prova não era exigida. O meu treinamento entre os anos de 1999 e 2002 contemplava o estudo teórico para ser aprovada na prova oral que os examinadores aplicavam antes do exame de proficiência. Mas, resolvi encarar para dar a minha opinião, uma vez que somos o 1º CIAC de Balonismo do Brasil e queremos oferecer este curso teórico aos interessados. Queremos apoiar os inúmeros interessados em realizar esta prova para se formarem excelentes conhecedores da atividade. Para poderem sentar-se à mesa de reunião junto aos órgãos reguladores, aos patrocinadores, clientes, fabricantes, prestadores de serviços, funcionários e outros e estarem capacitados para argumentar e defender seus pontos. Fazer acontecer seus sonhos e planejamentos. Hoje e sempre temos que mostrar o conhecimento e provar o porquê das coisas, senão, seremos levados a acreditar no que o outro fala sem comprovação da matéria argumentada. O conhecimento sempre vai estar escrito, sempre estará disponível em um compêndio ou documento. Acredite, no que você pode ler, estudar e averiguar.

Imagine uma situação, aliás temos que exemplificar inúmeras que eu e tantos outros passaram. Vamos enumerar algumas situações aqui. Será que com o que você sabe hoje, você conseguiria responder com propriedade e segurança? Será que você conseguiria mostrar para o seu futuro cliente, aluno, amigo e interessado onde achar estas informações?

Exemplos de perguntas diárias:

1. Quais são as taxas da ANAC para a realização de voo livre?
  2. Quais as taxas da ANAC para a realização de uma apresentação estática (cativo)?
  3. Quais os documentos da sua aeronave? Quando vê que é experimental, aí ele pergunta… mas é experimental… mas é sem certificado de aeronavegabilidade, qual a minha garantia?
  4. Pedem uma autorização da ANAC para você realizar aquele voo, naquela região, perto de um aeródromo. Você sabe responder?
  5. Você vai precisar solicitar um espaço aéreo condicionado para voar livre na sua região. Você sabe como pedir? Você sabe como avaliar se a região permite estes tipos de voo?
  6. Você sabe como revalidar o seu brevet?
  7. Você sabe que sua aeronave tem manual de voo e de manutenção?
  8. Qual a capacidade de seu balão?
  9. Qual o PMD de sua aeronave ou de outras que você voa?
  10. Quantos voos você pode fazer em um dia?
  11. Quais os melhores horários de um voo?
  12. Qual é o consumo da aeronave?
  13. Qual a altitude voo?
  14. Quais os limites verticais e horizontais de voo no seu EAC?
  15. Onde você encontra a previsão meteorológica na região onde voa?
  16. Você sabe o que é VFR e VMC?
  17. Você sabe o que significa aeronavegabilidade?
  18. Você sabe que seu balão tem desempenhos diferentes em elevações diferentes? Exemplo voar ao nível do mar a uma determinada temperatura é bem diferente do que voar de um local que fica a 5.280 pés do nível do mar na mesma temperatura, você sabia?
  19. Você sabia que pode calcular o PMD, mas se acontecer uma inversão, o que vai fazer?
  20. Você sabe o que a ANAC faz e o que o DECEA faz? Quem cuida do que?
  21. Você sabe o que é um espaço aéreo condicionado?
  22. Você sabe qual a altura mínima de voo sobre uma área construída e sobre uma não construída?
  23. Por que usamos propano e não butano? Mas quem usa butano o que acontece?
  24. Tem muito mais pergunta, que amigos, futuros clientes, passageiros, funcionários, equipe irão te fazer, e você precisa estar preparado para manter a sua posição de liderança.

Para mim a prova da ANAC para PBL é uma ótima prova de nível médio de dificuldade. As perguntas são muito boas. Tem perguntas sobre cálculos de velocidade de subida de avião, mas mesmo sendo avião, para balão seria exatamente o mesmo cálculo, então não tem como reclamar de algo que é obrigatório saber. O ambiente da prova é agradável, uma estrutura super profissional e adequada para receber os candidatos a futuros pilotos de balão de passageiros certificados e outros interessados em uma das modalidades que mais cresce no mundo.

Talvez, muitos não saibam, mas a Rubic Balões foi a 1ª empresa brasileira a dar entrada no processo de certificação de suas aeronaves em 2022 e até a presente data ainda é a única. Já passamos 1 ano trabalhando. Normalmente um processo desses leva até 3 anos, mas podemos arriscar que iniciamos a contagem regressiva para o final que deve ser no segundo semestre de 2024 ou meados de 2025, se tudo correr como esperamos.

Aos interessados em se tornar pilotos de balão com uma habilitação técnica válida no Brasil e nos países signatários da ICAO sigam o caminho da regulamentação. Serão estes regulamentos que irão garantir o seu trabalho futuro com os balões de passageiros. Aprenda certo agora, invista agora, não corra o risco de seguir o caminho mais curto que poderá lhe atrasar no futuro próximo.

Na aviação tem uma equação básica, adequada ao Balonismo:

BALÃO DE PAX = BREVET EM CIAC + AERONAVE CERTIFICADA + SAE

Esta equação já está sendo resolvida. Depois de muita luta e muitos amigos, chegamos ao CIAC aprovado. Agora, falta pouco para as aeronaves certificadas e a abertura do SAE, Serviço Aéreo Especializado.

Esperamos você aqui. Temos um plano sob medida para os seus negócios futuros com balonismo. Não desista, não pegue atalhos.  Nos procure. Meu nome é Marina Kalousdian e meu celular e what’s app é 11-98335-4700.