Notícias do Balonismo

BRASIL NO AR

32º Campeonato Brasileiro de Balonismo

Conheça os bastidores do 32º Campeonato Brasileiro de Balonismo

A FAI, Federação Aeronáutica Internacional publicou uma reportagem escrita pela Marina Posch Kalousdian, Presidente do Instituto do Aerodesporto Brasileiro. Segue o link para a sua leitura em inglês e abaixo a versão do artigo em português.

https://www.fai.org/news/brazil-air-backstage-32nd-brazilian-national-balloon-championship

Começamos o ano de 2019 bem corrido, com uma decisão da entidade de balonismo, a Confederação Brasileira de Balonismo, CBB por realizar o campeonato faltando menos de 30 dias. Tempo exíguo, mas deu certo. Entre o 1º convite via e-mail em 28/06/2019 ao início da competição em 22 de julho de 2019, foram menos de 30 dias para as equipes e a direção
técnica se organizarem.

A organização ficou por conta da Confederação Brasileira de Balonismo e a cidade sede foi Araçoiaba da Serra no interior do estado de São Paulo, local em que voamos desde 1999.

Uma cidade linda, com vales que lembram a Europa, uma região de sítios e fazendas que tem em seu DNA manter a região natural e bela. Muitas estradas vicinais, e de fácil acesso. A região abriga a Floresta Nacional de Ipanema que é uma unidade de conservação brasileira administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio.

Está linda montanha é compartilhada com mais 2 cidades, Iperó e Capela do Alto.

MORRO DE IPANEMA – Balonismo e cultura nacional

O Morro de Ipanema também é o berço da primeira fundição de ferro do Brasil e local de nascimento de Francisco Adolfo Varnhagen em 1816. Ele nasceu na Casa Grande da Fábrica Real de Ferro de São João de Ypanema que era dirigida por seu pai alemão e sua mãe portuguesa. Visconde de Porto Seguro, título que ele que recebeu em 1874. Ele ficou conhecido entre tantas coisas que realizou, como o PAI DA HISTÓRIA DO BRASIL. Dois compêndios completos em que descreve dois séculos de desenvolvimento brasileiro. A sua obra é um marco até hoje para historiadores antigos e atuais.

Nos altos do Morro de Ipanema há o monumento a Varnhagen, visitado pela Família Real em 11 de novembro de 1884. Nesse monumento há uma inscrição: “A memória de Varnhagen, Visconde de Porto Seguro, nascido na terra fecunda descoberta por Colombo. Iniciado por seu pai nas couzas grandes e úteis, estremeceo sua pátria escreveo-lhe a história. Sua alma imortal reúne aqui todas as suas recordações”.

Foi exatamente nesta região que os dois acampamentos de balonismo de jovens, chamados de “FAI South American Youth Ballooning Camps” foram realizados, sendo, a primeira versão em 2018 e a última em 2019.

FAI South American Youth Ballooning Camp from 2018
FAI South American Youth Ballooning Camp from 2018. Foto Crédito: Jairo Gewehr Pereira

PREFEITURA MUNICIPAL DE ARAÇOIABA DA SERRA

Muito trabalho e dedicação por parte de municípes, Prefeitura, Secretarias de Esporte, Turismo e demais, além da Associação Comercial e voluntários fizeram um excelente trabalho em menos de 30 dias. Uma cidade alegre que acompanhou os 20 balões voando e recebeu inúmeros visitantes de outras cidades do estado de São Paulo e foi lembrada e divulgada pela imprensa nacional e regional.

Lago de Araçoiaba da Serra, SP
Lago de Araçoiaba da Serra, SP. Foto Crédito: Marcos Camilo

CBB – Confederação Brasileira de Balonismo e um pouquinho de sua história

O balonismo existe no Brasil desde 1970, mas como entidade desde 1987 com o 1º Campeonato Brasileiro em 1988, no qual o piloto Rubens Rosdon Kalousdian venceu na Cidade de Casa Branca. Em 2006 fundaram a CBB, Confederação Brasileira de Balonismo, que substituiu a ABB, Associação Brasileira de Balonismo. Desde 2006 até hoje tivemos 3 presidentes, que foram Edson Romagnoli, que organizou o Mundial de 2014 em Rio Claro, o seguinte foi Valdemir Taveira e o atual é Johnny Alvarez.

TREINAMENTOS EM ARAÇOIABA DA SERRA – Favoritos ao título voando intensamente

Faltando poucos dias para o grande evento, muitos foram treinar. Nos treinos, a divulgação do evento marca os seus favoritos, um pouco pela sua presença nos treinos, sua história recente ou passada e ou por sua simpatia em levar a imprensa. Tudo isso junto e embolado leva todos a estudarem, se preparem, cuidar do equipamento, procurar por auxílio extra. Uma verdadeira corrida maluca pelo pódio.

DIREÇÃO TÉCNICA – Muita dedicação, perseverança e resiliência

A direção técnica foi de maestro realizada pelo piloto Marcos Bonimcontro e sua equipe, que acho muito importante listar os nomes, pois todas essas pessoas maravilhosas trabalham arduamente para a gente ter lembranças maravilhosas de um campeonato. Muitas vezes, nem tempo para comer e dormir a turma técnica tem.

Vale a lembrança dos nomes que sempre estão conosco, acho que eles vão gostar de serem mencionados. Só espero não ter esquecido de ninguém:

  • Carla Patrícia Horn
  • Tommaso Mottironi
  • Natasha Klain Belchior
  • João Benitez
  • Ricardo Benitez
  • Antonio Florio
  • Cassiano Marques
  • Paulo Guilherme Menezes – Koka
  • Tatiana Rebuá
  • Eloisa Meirelles Rebuá
  • Taisa Rebuá
  • Isis Rebuá
  • Ricardo Lima
  • José Eduardo Alves Souza
  • Maicon Leandro Marcuz
Direção Técnica do Campeonato Brasileiro de Balonismo
Direção Técnica do Campeonato Brasileiro de Balonismo. Foto Crédito: Tommaso Mottironi

REPRESENTAÇÃO FEMININA

Única mulher neste campeonato, Laís Pinho, grande futuro. Temos um pouco mais de 10 mulheres com habilitação para voar balão, mas neste campeonato tivemos uma única representante feminina, de 26 anos, e que também estava enquadrada na categoria juniores. Laís Pinho é do estado do Rio Grande do Sul, de uma cidade linda chamada Torres, que abriga um evento anual desde 1987, conhecido no mundo inteiro: o FESTIVAL INTERNACIONAL DE TORRES. Evento organizado pelo piloto Bruno Schwartz da Air Show.

A família da Laís Pinho patrocina o evento faz décadas, oferecendo um carro da Chevrolet de sua concessionária para a famosa PROVA DA CHAVE.

Inúmeros pilotos internacionais já voaram no lugar mais charmoso e lindo que se pode voar perto da praia. Este evento é tão importante para a cidade e região que hoje ela tem a sua própria associação de pilotos, a Federação Gaúcha de Balonismo que tem a sua sede na cidade e que já formou mais de uma dezena de pilotos, grandes pilotos.

Mulheres no Balonismo Brasileiro. Foto Crédito: Tommaso Mottironi
Torres, RS. Foto Crédito: Uwe Schneider

REPRESENTAÇÃO JUNIORES – Cinco jovens muito determinados. Merecem todos, muito apoio para representar o Brasil.

Em um campeonato brasileiro com 20 participantes, estamos orgulhosos de 25% serem juniores, isso, já nos anima muito com o crescimento do esporte, que sem dúvida, se dá, por causa da realização de eventos, sejam eles festivos ou competitivos.

Também acredito que a menção desses jovens é fundamental para estimular o progresso deles. São eles:

  • Markus Dikran Kalousdian
  • Fábio Pascoalino Passos
  • João Vitor Justo
  • Felipe Pires
  • Laís Pinho

Como curiosidade, vale lembrar que alguns dos novos praticantes vem de família de balonistas, caso de Markus, Fábio, Felipe e Laís. Um só, neste evento, veio porque a sua cidade é sede do maior evento da América do Sul, que falamos acima, o Festival Internacional de Balonismo de Torres.

OS PARTICIPANTES

Todos muito afeiçoados pela modalidade, cada um ao seu jeito tem a sua história marcada aqui no Brasil e outros no esporte internacional.

Foram no total 20 participantes. Alguns já campeões brasileiros que já voaram em eventos internacionais e outros em eventos estaduais, regionais e nacionais. Alguns são organizadores de eventos, outros instrutores e outros profissionais da área. Uma mistura de histórias, origens, mas todos entrelaçados, pois ninguém nesta modalidade se cria sozinho no Brasil. Sempre algum motivo e enlace existe entre um e outro para dar os primeiros passos, e chegar a um campeonato nacional.

A RIVALIDADE SAUDÁVEL

Gera apreensão, mas fomenta o desafio pela liderança. Não sei se em outros países é assim, mas aqui, formam-se grupos, a equipe A, a equipe B, a equipe C, e os novos solitários se encaixam em alguma delas, e tem os que em todas dão uma participada para ver e analisar os estilos e ver onde se encaixam melhor.

Mas já faz tempo que voar em equipe tem sido a melhor solução, mas é importante que todos na equipe façam seu papel de orientação.

Vemos que este ano, nós que a muito voávamos só em família com mais um ou dois amigos, íamos seguir nesta linha, quando, um dos pilotos decidiu montar o Time Brasil, e todos rigidamente trabalharam em união total. E, o campeonato acabou por ser voado em grupos, e a perfeição foi tanta, que em algumas provas os empates foram a sinalização da melhoria de nossos pilotos. O que também levou a uma precisão muito grande, mas sempre em detrimento do primeiro que passa pelo alvo. Neste quesito, a nossa equipe soube dividir com harmonia a vez de cada um liderar o caminho.

O Time Brasil teve os quatro primeiros lugares, o 6º e o 8º. Foi muito bom e aprendemos muito com os estilos de cada um, os briefings e debriefings. Algo que trouxe um incentivo aos novos que nos acompanharam de vez em quando para entender a estratégia, seleção de local de decolagem, enfim, tudo aquilo que os pilotos de balão lerem aqui já sabem de cor e salteado.

PREMIAÇÃO – Aberta ao público

A premiação foi muito bonita, muitas pessoas, muita alegria, e lógico sempre tem a dor daquele que não chegou ao pódio. Mas sabemos, que tem a próxima vez, e todos que se dedicam terão a sua vez no pódio.

RESULTADO

A idade no balonismo não interfere, por isso desistir jamais.

O Campeão foi o Rubens Kalousdian de 61 anos, e que com esse título acumulou o oitavo campeonato e vários vice, terceiros, quartos e assim vai.

O lindo neste esporte, é que a sua força, estratégia não dependem da idade, mas sim, de seu desempenho, preparo e determinação.

Mas como o Rubens diz, precisamos de mais desses eventos no Brasil, para poder chegar entre os 10 primeiros no mundial. Temos que lutar aqui no Brasil para fazer muitos eventos. Que os tempos de muitos eventos retornem após a pandemia.

Rubens Rosdon Kalousdian: Campeão Brasileiro – Octacampeão Brasileiro no Total. Foto Crédito: Maurício Vieira

PRECISÃO BRASILEIRA

Estamos chegando lá, o alvo não fica mais tão distante de nós. Nos resultados vocês verão que tivemos 29 tarefas, sendo uma cancelada. A precisão foi tão grande que era impossível por qualquer meio distinguir o vencedor antes do final pleno.

Resultado do 32º Campeonato Brasileiro de Balonismo – Português/Flourish

COM A PALAVRA OS 3 PRIMEIROS CLASSIFICADOS. Rubens, Felipe e Markus.

Com a palavra o atual Campeão Brasileiro de Balonismo

A minha vontade de ganhar me acompanha desse o 1º campeonato, e juntamente, com o meu filho Markus e a formação do Time Brasil no último instante fez com que todos tivéssemos o mesmo objetivo, um de nós ser o campeão.

Quando soube que o campeonato seria em Araçoiaba da Serra fiquei super ansioso, afinal vai ser “na minha casa”.

A vitória e a conquista do 8º título quero agradecer a minha super Marina que sempre esteve ao meu lado e ao super filhão que apesar das discussões sadias nas decisões sempre me apoiou.

Muito obrigado.
Rubens Rosdon Kalousdian

Rubens Rosdon Kalousdian: Campeão. Foto Crédito: Maurício Vieira

Com a palavra o atual Vice Campeão Brasileiro de Balonismo

Nunca esquecerei daquela semana voando em Araçoiaba.

Após ter feito meu voo check com o Rubens Kalousdian em Araçoiaba em 2011 foi muito legal poder voar novamente naquela linda região e conseguir o segundo lugar no Brasileiro de 2019, atrás apenas do próprio Rubens.

Ansioso para voltar a voar por lá!

Muito obrigado.
Filipe Tostes

Filipe Tostes ao meio: Vice Campeão Brasileiro
Filipe Tostes ao meio: Vice Campeão Brasileiro. Foto Crédito: Maurício Vieira

Com a palavra o atual 3º lugar no Campeonato Brasileiro de Balonismo

Foi um evento muito competitivo numa cidade que posso dizer ser perfeita para o Balonismo, realmente tirou o máximo de cada piloto.

Muito obrigado.
Markus Dikran Kalousdian

Markus Dikran Kalousdian – 3º Lugar. Foto Crédito: Maurício Vieira